terça-feira, 11 de maio de 2010

Imagens



Fonte:google imagens

Raio-X cranio e Raio-X seios da face

Raio X de crânio.


O raio x é ainda um exame importante na medicina mas não tanto na neurologia. Hoje o raio x de cranio, ou radiografia do cranio, não serve para muita coisa, pois existe a disponibilidade da tomografia e da ressonância magnética, torna-se, por isso, um exame dispensável. A tomografia dará muito mais precisão das estruturas ósseas, e a ressonancia magnética das partes moles e cérebro.





Raio X dos seios da face



O Raio X dos seios da face podem ser utilizados quando suspeita de sinusite. É um exame barato, rápido, mas pode perder imagens médicas pela limitação da técnica. A tomografia quando disponível é mais adequada para avaliação das estruturas ósseas dos seios da face e cranio. Na figura ao lado consegue-se observar uma opacificação do seio maxilar a esquerda, representando uma área preenchida por líquido, porisso na imagem fica branca a região.



Fonte:www.hcnet.usp.br

Fotos Raio-x face




Fonte: google imagens

Raio-X seios da face


Nomes alternativos:
radiografia dos seios paranasais, raio X dos seios nasais

Como é realizado o exame:
O exame é realizado por um técnico de raio X no departamento de radiologia do hospital ou no consultório médico. A pessoa senta-se em uma cadeira para que assim qualquer fluido no interior dos seios seja facilmente visualizado. A cabeça será colocada em diferentes posições à medida que as imagens são obtidas.

Como se preparar para o exame:
Informe o seu médico se estiver grávida. Remova todas as jóias e bijuterias.

Bebês e crianças:
A preparação física e psicológica para este ou qualquer outro exame depende da idade da criança, seus interesses, experiência anterior e nível de confiança. Para obter informações específicas sobre como preparar a criança, consulte os tópicos abaixo, obedecendo aos critérios de idade correspondentes:

preparação de bebês para o exame ou procedimento (abaixo de 1 ano de idade)
preparação de crianças aprendendo a andar para o exame ou procedimento (1 a 3 anos)
preparação de crianças em idade pré-escolar para o exame ou procedimento (3 a 6 anos)
preparação de crianças em idade escolar para o exame ou procedimento (6 a 12 anos)
preparação de adolescentes para o exame ou procedimento (12 a 18 anos)

O que se sente durante o exame:
O raio X não causa nenhum desconforto.

Motivos pelos quais o exame é realizado:
O exame é realizado na presença de sintomas de sinusite ou de outros distúrbios dos seios da face.

Fonte:adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/003803.htm#

Raio-X

Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ângström (5 pm) até centenas de angströns (1 nm).

O espectro de comprimentos de onda utilizável correspondente a aproximadamente entre 1 nm a 5 picômetros. A energia dos fótons é de ordem do keV (kilo elétron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A geração desta energia eletromagnética se deve à transição de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.

Como toda energia eletromagnética de natureza ondulatória, os raios X sofrem interferência, polarização, refração, difração, reflexão, entre outros efeitos. Embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagnética é idêntica à da luz.


Fonte:www.wikipedia.org